O programa visa oferecer atendimentos de saúde multiprofissionais e conscientização sobre a importância dos cuidados com a saúde masculina
Lançamento da Cardeneta do Homem na UBS do Macapaba. Foto: Redação
Por Lorena Lima
O dia 15 de julho data o Dia Internacional do Homem, e as ações para esse público pautam essencialmente a saúde, pois socialmente há um estigma e um preconceito no meio masculino de que se cuidar 'não é coisa de homem'.
A procura tardia por tratamentos médicos afeta negativamente pacientes, pois quando fazem diagnóstico o quadro clínico da doença já está consideravelmente avançado, o que compromete o tratamento.
Visando essa data a Prefeitura de Macapá inicia na manhã de hoje (15) lançamento da Caderneta de Saúde do Homem, inicialmente na Unidade Básica de Saúde do Macapaba, se extendendo por outros lugares de Macapá. Através disso o paciente pode realizar diversos exames preventivos: teste de HIV, cífilis, clínico geral, atendimento psicológico, nutricionista e enfermagem.
Coordenador da Saúde do Homem Akexssandro. Foto: Redação
"Nós homens temos medo de buscar as unidades básicas de saúde ou qualquer hospital. Essa caderneta vai facilitar o atendimento para o público masculino e ter uma garantia de qualidade de vida mais saudável", afirma Alexssandro Wallacy, Coordenador da Saúde do Homem.
Através dos exames laboratoriais é possível ter um controle maior da saúde, e é essencial buscar exames preventivos como o de próstata e prevenir qualquer tipo de DST (Doença Sexualmente Transmissível).
"O homem não vem buscar atendimento até porque tem vergonha. Muitos homens não cuidam da saúde, que é uma coisa muito séria", comenta um paciente que estava buscando atendimento na UBS do Macapaba.
Comments